Depois da nomeação feita pelos 16 ministros das Finanças da Zona Euro e da aprovação da proposta por parte do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), o actual presidente do Banco de Portugal, Victor Constâncio, está assim mais próximo da eleição efectiva como vice-presidente do BCE.

Vaga no Banco de Portugal

Com a saída do socialista Vítor Constâncio, o lugar na presidência do Banco de Portugal fica livre. Segundo o “Jornal de Notícias”, pensa-se que a cadeira passe agora para o lado do PSD, sendo que alguns nomes já começaram a surgir: Faria de Oliveira, actual presidente da Caixa Geral de Depósitos, e Vítor Bento, presidente da SIBS, a empresa que gere a rede Multibanco. No grupo de possíveis sucessores está também o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho.

Porém, para que todos os trâmites sejam cumpridos e para que, finalmente, se dê “luz verde” à ida de Vítor Constâncio para Frankfurt, é ainda necessária a aprovação definitiva do Concelho do BCE e do Parlamento Europeu (PE).

DNo parecer emitido na manhã de sexta-feira pelo Conselho da instituição, disponível no site da autoridade, lê-se que a entidade “não colocou quaisquer objecções ao candidato proposto”, deixando assim claras indicações de que Vítor Constâncio irá suceder ao grego Lucas Papademos.

O Conselho do BCE considera ainda que Vítor Constâncio é uma “pessoa de reconhecida competência e com experiência profissional nos domínios monetário ou bancário”.

Se a proposta for aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho do BCE, Constâncio entra em funções a 1 de Junho.