A sétima edição do “Essência do Vinho – Porto 2010” arrancou, esta quinta-feira, no Palácio da Bolsa. Até domingo, 7 de Março, vão estar representados três mil vinhos de 350 produtores nacionais e internacionais e, ainda, cem especialistas em vinho e gastronomia.

Ministro da Agricultura apresenta medidas:

Em declarações aos jornalistas, o Ministro António Serrano afirmou que, apesar da “crise internacional profunda”, Portugal pode “aproveitar o crescimento” de países em desenvolvimento para “conseguir um incremento progressivo na ordem dos 10% anual de exportações”. Serrano revelou, ainda, que já foi aprovada uma verba de “cerca de 75 milhões de euros” para ser utilizada, até 2013, “em grandes campanhas de promoção internacional dos nossos vinhos”.

Os visitantes vão poder “conhecer os vinhos portugueses e estrangeiros” e os produtores, bem como “participar numa série de actividades paralelas”, como provas comentadas ou conversas com especialistas [ver programa].

O certame também não vai ficar limitado ao espaço do Palácio da Bolsa. Estão agendados “jantares vínicos” e “festas em bares da cidade”, como salienta Nuno Pires, director da Essência do Vinho, que organiza o evento em parceria com a Associação Comercial do Porto.

O responsável evidencia que, apesar de se tratar da sétima edição, todos os anos há objectivos acrescidos: “Queremos fazer um evento de qualidade, queremos atrair cada vez mais um público jovem pois o nosso grande objectivo é educar o consumidor. E assim, captar novos públicos para o vinho português.”

Na inauguração, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, não quis deixar de alertar para a importância deste tipo de eventos para a cidade e para o país. Até porque, salientou ao JPN, é o vinho – o do Porto – “a principal marca da cidade” e “uma das principais essências”. Na abertura também estiveram presentes o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano (ver caixa), e o Presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira.

À semelhança do ano passado, quem se deslocar até ao Palácio da Bolsa no Metro do Porto, se apresentar na bilheteira o comprovativo de viagem, beneficia de um desconto de dois euros na aquisição da entrada.

O certame está aberto, todos os dias, das 15h00 às 21h00. Uma entrada para um dia tem um preço de 12 euros, a de dois dias custa 20 euros e a de três dias custa 30 euros.