A Casa da Música e o Museu de Serralves são as construções portuguesas de eleição do arquitecto Ren Ito. Em Portugal há seis anos, o japonês, colaborador de Siza Vieira, deu, a 3 de Março, uma palestra sobre Arquitectura Japonesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Uma sessão onde aproveitou também para falar sobre a arquitectura portuense. O destaque vai para Serralves e para a Casa de Música porque trouxeram “um novo vento ao Porto”, salienta o japonês. “A Casa da Música equilibra a forma da rotunda com a geometria do próprio edifício”, evidencia.

Para Ren Ito, trabalhar com um “arquitecto tão autêntico” como Siza Vieira é “muito interessante”. “É dedicado e tenta sempre procurar soluções adequadas aos locais.”

A iniciativa foi organizada pela professora de japonês Reiko Kikuchi, no âmbito do Curso de Língua Japonesa da FLUP. Kikuchi diz que o principal objectivo foi dar um “conhecimento mais profundo” sobre a cultura japonesa através de “de um especialista”. A palestra é dada no ano em que se comemora o 150.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e Japão.

“Linhas simples, janelas e pilares caracterizam arquitectura japonesa”

Ren Ito explica que, na arquitectura japonesa, “a construção das casas é simples”. “Procuram ter espaços abertos e ao mesmo tempo serem confortáveis para o visitante”. Há uma grande utilização de pilares e madeira.

Uma das estruturas típicas é a Casa do Chá, “um espaço tranquilo com entradas pequenas e divisões simples, normalmente construída no meio dos jardins que convidam à meditação”.

Relativamente à Europa, Ren Ito, considera que a grande diferença é que esta “usa mais o muro e o Japão tem uma linha mais aberta e leve”. Além disso, o Japão dispensa mais atenção à influência das catástrofes naturais, que obrigam à construção de “abrigos mais fortes”.