A Reitoria da Universidade do Porto (UP) recebeu na sexta-feira a sessão de recepção aos alunos de mobilidade. Este ano, a UP espera receber mais de 2600 alunos estrangeiros, o que representa um novo recorde para a instituição. Os alunos oriundos de vários países foram recebidos no Salão Nobre da Reitoria, numa cerimónia organizada em parceria com a Erasmus Students Network (ESN).

Segundo o presidente da ESN, João Pereira, a semana de recepção aos alunos de Erasmus é “primordial” para a integração dos estudantes estrangeiros. Para além da sessão, o responsável destaca a importância de outro projecto da ESN, o Buddy System, “que tenta ajudar os Erasmus no seu período mais difícil, que é as duas primeiras semanas após a chegada à cidade”. No projecto, os próprios alunos da UP, “após receberem alguma formação”, começam a “orientar alunos estrangeiros”.

Actividades ESN na semana de recepção

Para além da sessão de abertura, a que se seguiu um jantar e uma festa de recepção, a ESN organizou, para a semana Erasmus, uma viagem a Óbidos durante o fim de semana de 6 a 7 de Março, e, a 13 e 14 de Março, uma viagem a Vila Real. João Pereira descreve-as como uma “excelente oportunidade de conhecer pessoas e formar um grupo”.

Os programas de atracção de estudantes universitários internacionais têm sido um ponto importante da política da UP. O número de entradas de alunos estrangeiros no Porto tem registado aumentos entre os 10% e 15%. Como tal, Raul Santos, do gabinete da comunicação da UP, destaca a importância de uma recepção aos alunos vindos do estrangeiro como forma de primeiro contacto com a nova cidade.

“A internacionalização da Universidade tem sido uma das apostas estratégicas deste reitor”, explica Raul Santos, acrescentando que “a recepção aos alunos estrangeiros é uma das componentes mais importantes dessa internacionalização”, pois “marca de algum modo a primeira relação dos alunos com a Universidade”.

Na opinião de alguns alunos estrangeiros, o Porto consegue conciliar o espírito de uma grande cidade, quer a nível de oferta (de equipamentos e lazer), quer a nível arquitectónico, à hospitalidade de uma pequena cidade. É esta a opinião de uma aluna de mobilidade brasileira, que considera o Porto “uma cidade que conserva ainda a tradição europeia e ao mesmo tempo tem as baladas e a agitação da vida moderna e actual”. Para além disso, realça a oferta curricular da Universidade do Porto como modo de diferenciação em relação a outras cidades e à sua cidade de origem.