Na sua sétima edição, o Fórum “Olhares Cruzados” vai procurar criar uma plataforma onde se possam discutir opiniões sobre a situação actual da cidade do Porto e do Norte do País. O ciclo [ver programa em PDF] vai compreender quatro conferências, cada uma delas sobre um tema específico da cidade e da região.

A primeira conferência, que se realiza, a 11 de Março, no Campus da Foz da Universidade de Católica, vai incidir sobre a importância da distinção “Capital Europeia da Cultura” de que o Porto usufruiu em 2001 e que vai “recair” sobre Guimarães em 2012. O objectivo é utilizar a experiência do Porto para perceber qual o impacto que este evento terá na cidade de Guimarães, sendo que o debate será apresentado por Rui Vilar, moderado por Luísa Bessa e terá como oradores Cristina Azevedo e Manuel Correia Fernandes.

Na conferência seguinte, no dia 18 de Março, o assunto em debate é a importância da competitividade interna e externa do Porto na reabilitação urbana que está a ser realizada na cidade. Na apresentação estará João Ferrão, enquanto que as intervenções de Arlindo Cunha e Eduardo Souto Moura serão moderadas por Mário Melo Rocha.

Numa altura em que o país apresenta a mais alta taxa de desemprego dos últimos anos e a Região Norte é particularmente afectada por esta situação, a terceira conferência, que acontece a 25 de Março, vai debruçar-se sobre as políticas económicas que terão de ser tomadas para inverter esta situação. A conferência é apresentada por Vieira da Silva, o debate será moderado por Manuel Carvalho e contará, como oradores, com Daniel Bessa e José António Barros.

O papel do tecido empresarial nortenho na crise que a região vive será alvo de novo escrutínio a 7 de Abril. A discussão na quarta e última conferência recai sobre as possibilidades que se apresentam neste novo panorama à Região Norte. Luís Reis será o apresentador deste tema, que conta com Alberto Castro a moderar, António Mexia e Carlos Moreira da Silva.