A ideia já foi implementada no estrangeiro e começa agora a dar os primeiros passos em Portugal.O projecto pretende que os utilizadores utilizem o carro eléctrico, um meio mais económico e agradável ao meio ambiente, para viajar dentro das cidades.

Jorge Cruz, proprietário da empresa que comercializa o veículo no Porto, explica que, entre as vantagens de utilizar um carro eléctrico, está a “economia de combustível”, sendo que “o custo de 100km percorridos por este carro é de um euro” e, por outro lado, a utilização dos mesmos “beneficia o meio ambiente”.

A bateria do automóvel tem uma autonomia de 80 km, variando a durabilidade consoante factores como “a velocidade, peso ou percurso”.

Tem havido uma aposta crescente no carro eléctrico, explica Jorge Cruz, porque este “vai ser o futuro da mobilidade das pessoas”. “Vejo que finalmente o posicionamento que as grandes marcas estão a desenvolver caminha para terem, a longo prazo, os seus veículos eléctricos”, entende.

Segundo o proprietário da empresa, na cidade do porto já foram comercializados quatro carros, sendo que o número de carros vendidos na capital já ascende aos 60. O preço do automóvel ronda os 11.900 euros.