O S.L. Benfica, que cada vez mais se assume como líder do campeonato e tem agora três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, vai à Choupana jogar com o Nacional da Madeira, depois do resultado menos positivo com o Marselha para a Liga Europa.

O empate a uma bola na Luz na competição europeia deixa os benfiquistas atrás na eliminatória, mas Jorge Jesus não terá muito tempo para descansar os seus pupilos pois as deslocações à Madeira são sempre um “osso duro de roer” para qualquer equipa, seja pela altitude, seja pela atitude do “alvi-negros”. O jogo é no domingo às 18h00.

O segundo classificado, Sporting Clube de Braga, é o primeiro dos três da frente a entrar em campo. No sábado os “arsenalistas” defrontam a turma do Vale do Ave. A equipa de Carlos Brito está em 9.º lugar com 28 pontos, ainda na luta pela Europa, e quer impor-se no estádio onde todas as equipas foram derrotadas com a excepção do Rio Ave. Na Taça de Portugal, os vila-condenses conseguiram empatar e eliminar o Braga em penaltys. Já os jogadores de Domingos Paciência não podem ceder pontos para tentar chegar à Luz, na próxima jornada, com os mesmos três pontos de desvantagem para o líder.

Já praticamente arredado da luta pelo título está o Futebol Clube do Porto. A 11 pontos das “águias”, os “dragões” vão a Coimbra defrontar os “estudantes” que se encontram em 12.º lugar com 24 pontos.O Porto vem de resultados embaraçosos (duas derrotas e um empate), em que sofreu dez golos e marcou apenas dois. Villas-Boas espera os “azuis-e-brancos” de orgulho ferido mas pretende manter a sua Académica bem acima da linha de água. O jogo é no sábado, às 21h15.

Em sentido contrário ao Porto está o Sporting. Em três jogos duas vitórias – uma delas precisamente sobre o Porto – e um empate. Sete golos marcados e nenhum sofrido. Os “leões” pretendem prolongar a onda de euforia que os envolve com um bom resultado frente ao Guimarães, que certamente tem uma palavra a dizer. Os dois clubes estão separados por apenas dois pontos e no Domingo às 20h15 a luta pode ter um desenlace definitivo.

A permanência está em foco nesta jornada e o Belenenses joga, muito provavelmente, a sua última cartada frente aos algravios. O Olhanense está em 13.º com 20 pontos enquanto que a equipa de Belém está em último com 11 pontos e apenas uma vitória na corrente época. O jogo é no estádio José Arcanjo, em Olhão, no domingo, às 15h00. Já em 14.º e 15.º lugar estão o Setúbal, com 17 pontos, e o Leixões, com 15. O Estádio do Mar recebe este confronto no domingo, às 16h00.

Nos outros jogos a Naval recebe o Leiria e o Marítimo vai a Paços de Ferreira defrontar os “castores”.