O “24h BEST Engineering Competition” está de volta, com novidades para os estudantes de Engenharia e Ciências a concurso. Na segunda edição do evento, os participantes podem escolher entre duas modalidades: o já conhecido “Team Design”, onde terão de construir um protótipo recorrendo aos materiais mais simples e o novo “Case Study”, onde o objectivo é descrever uma solução para um caso real. A duração da prova é, nos dois casos, de 24 horas.

Depois do sucesso da primeira edição, a prova deste ano contou com mais inscrições entre os alunos das Faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto, tendo sido seleccionados um total de 80 participantes.

Estarão a concurso vinte equipas, dez em cada uma das modalidades. “O apelo foi tanto que abrimos o concurso a mais cinco equipas”, salientou, ao JPN, Beatriz Santos, membro da organização do evento.

O protótipo a desenvolver só vai ser conhecido às 14 horas de sábado, altura em que começam as provas. No entanto, Beatriz Santos fala de um desafio “muito diferente”, que vai “exigir mais conhecimentos e mais criatividade” que o da passada edição.

Quanto a expectativas, a organizadora espera resultados “mais exuberantes devido à natureza da prova”. É de esperar, também, que os protótipos permitam “uma maior interacção com o público”. “Se os alunos aplicarem os seus conhecimentos, o resultado serão bons protótipos”, remata a coordenadora do BESTPorto.