Foi tornado público, esta terça-feira, um manifesto contra o projecto de reconversão do Mercado do Bom Sucesso. O “Manifesto pela Reabilitação do Mercado do Bom Sucesso“, promovido pelo Movimento Bom Sucesso Vivo, insurge-se contra o projecto da empresa Eusébios, vencedora do concurso público para a cedência do espaço. Foi subscrito por dez arquitectos, contando com nomes como Álvaro Siza Vieira, José Pulido Valente e Manuel Correia Fernandes.

O texto aponta para a necessidade de uma reabilitação diferente da proposta, argumentando que, para além de “transformar o mercado em centro comercial”, o projecto “destrói a arquitectura do edifício”. “O Bom Sucesso faz sentido como mercado, mas não como centro comercial”, referem os arquitectos.

O manifesto defende ainda que a cidade “precisa dos seus mercados para viver e se regenerar”, quer em termos arquitectónicos, quer pelos serviços que oferece, sendo o comércio de proximidade um meio precioso para essa regeneração.

O documento apela ainda à intervenção das “instâncias publicas com a missão de defender o Património”, dirigindo-se concretamente à Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, bem como ao Instituto para a Gestão e Defesa do Património (IGESPAR).