Foi em 1911, após a Implantação da República, que Portugal viu nascer duas das mais importantes universidades do país: Universidade do Porto(UP) e Lisboa. Este ano, é o 99º. aniversário e vai ser celebrado ao longo de sete dias, sendo que segunda-feira, 22 de Março, é o dia oficial da UP. As comemorações arrancam, assim, com a tradicional Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade, no Salão Nobre da Universidade do Porto (UP).

As comemorações do Dia da Universidade são uma oportunidade para a Universidade juntar toda a comunidade, quer seja docentes, antigos alunos ou diversas personalidades da cidade e do país. Como tal, a instituição dinamizou uma série de iniciativas que vão decorrer ao longo da próxima semana.

A 8.ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação é o momento alto da semana. Realiza-se também a entrega de prémios a estudantes e professores da instituição, a proclamação dos novos Professores Eméritos da U. Porto e a abertura da Sala de Energias Renováveis do Museu da Ciência.

8.ª Mostra da U. Porto

É de 25 a 28 de Março que se vai realizar, no Pavilhão Rosa Mota, a 8.ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação. Dar a conhecer a Universidade e sua oferta formativa, ajudando estudantes do ensino secundário a definir a sua futura área de estudos superiores é o grande objectivo da Mostra.

A iniciativa conta com cerca de 300 professores, investigadores e estudantes da U. Porto e transforma o Pavilhão Rosa Mota num verdadeiro laboratório e numa sala de aulas gigantesca. Durante os quatro dias da Mostra da U. Porto, os visitantes podem participar em dezenas de actividades dinamizadas por 30 unidades de investigação e ensino da Universidade.

Como novidade, a 8.ª Mostra da U. Porto apresenta dois pólos criados recentemente pelo Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto (UPTEC) em duas áreas de desenvolvimento estratégico da Universidade: as Indústrias Criativas e o Mar.