Para lembrar a data, o JPN foi para a rua descobrir se os portuenses têm conhecimento do dia e se consideram que a poesia não é esquecida no Porto. Como homenagem à data, pediu-se ainda a pessoas que circulavam pela cidade para lerem o poema “Um Anjo no Porto”, de Jorge Sousa Braga, um poeta e médico no Porto.

O Dia Mundial da Poesia foi criado em 1999, na XXX Conferência Geral da UNESCO e é anualmente celebrado para defender a diversidade linguística.

Comemorações do Dia Mundial da Poesia

As comemorações do Dia Mundial da Poesia iniciam-se, no Porto, no sábado, dia 20 de Março, às 18h00, com a dramatização e declamação de poemas sobre a cidade nas redondezas da Reitoria (livraria Lello & Irmão e Café Piolho). A iniciativa conta com a participação de Rui Reininho, Kika Santos e Jorge Loureiro.

Também no dia 20 de Março no Porto, às 23h00, decorre o “Quando o Poema se Cumpre”, no Maria Vai com as Outras, com leitura e escrita criativa.

Entre 16 e 31 de Março decorre a “Festa da Poesia”, em todas as FNAC do país. Durante o fim-de-semana da efeméride, os estabelecimentos recebem leituras ao vivo, projecções e apresentações.

Já em São João da Madeira está a decorrer deste dia 19 e até ao Dia Mundial da Poesia, dia 21 de Março, a iniciativa “Poesia à Mesa”. Depois de na sexta-feira se ter efectuado uma peregrinação poética por “Seis estações”, no sábado haverá um “Serão Poético” nos Paços da Cultura, às 21h30. O dia da efeméride será pautado pela leitura de contos, histórias e oficinas de escrita criativa, no espaço de leitura pública são-joanense.