A um ano do centenário da Universidade, o Dia da Universidade foi hoje, segunda-feira, assinalado no Salão Nobre da Reitoria. A ideia de que a instituição pode desempenhar um papel importante em diversas áreas, como a ambiente ou o voluntariado, esteve presente em todos os discursos da Sessão Solene Comemorativa, que se iniciou ao som do Quinteto de Metais de Gaia & Coro Clássico do Orfeão Universitário do Porto, com o tradicional Cortejo dos professores doutorados da Universidade.

A cerimónia, que serve de arranque da semana de comemorações do 99.º aniversário da UP, ficou marcada pela intervenção inaugural do presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (UP), Luís Portela, um dos seis membros exteriores da Universidade. O líder do Grupo BIAL considera a UP “um dos grandes motores regionais e nacionais”. Em declaração aos jornalistas, Luís Portela, mostrou-se pronto a “servir os interesses da Universidade” e refere a importância da instituição na economia portuguesa e na inovação.”É muito importante para a Universidade do Porto conseguir assumir a ponte com a comunidade empresarial a nível nacional e internacional, tornando-se uma Universidade que coopere na área da inovação”.

Marques dos Santos, reitor da universidade, no discurso de encerramento da cerimónia, falou sobre o presente da instituição, destacando o contributo da mesma para a investigação. Na sua última intervenção oficial antes do final do mandato como reitor, Marques dos Santos apresentou algumas ideias sobre o futuro da Universidade, sublinhando o aumento da internacionalização e a subida no ranking das melhores Universidades do Mundo como desafios do futuro.

A Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade contou, também, com as intervenções de Sérgio Guedes da Silva, consultor das Nações Unidas e antigo aluno da Faculdade de Engenharia da universidade (FEUP), de Felicidade Lourenço, Membro do Conselho Geral da UP e representante dos funcionários não docentes e de Rui Filipe Reis, coordenador geral do Fórum das Associações de Estudante da UP. Em representação dos estudantes, Rui Filipe Reis referiu que muitos aspectos já foram melhorados na universidade, como as cantinas mas que, no entanto, ainda “há muito por corrigir, por fazer e por melhorar”.

Viriato Soromenho Marques, professor da Universidade de Lisboa e responsável pelo Programa Ambiente da Fundação Calouste Gulbenkian, foi o orador convidado, discursando sobre o tema “Ambiente, Energia e Sustentabilidade”, assinalando, assim, o Ano Internacional da Biodiversidade.

Ainda durante a cerimónia foram entregues 19 prémios INCENTIVO aos alunos matriculados pela primeira vez na Universidade do Porto com a melhor classificação. Também foi entregue o prémio “Excelência e-Learning U.Porto” e assistiu-se à proclamação de professores Eméritos da Universidade do Porto.

Notícia alterada às 16h04 de 24 de Março de 2010