Arrancou hoje, terça-feira, na FEUP a edição deste ano da Feira de Emprego “FEUP First Job”. A iniciativa conta com a presença de 55 empresas nacionais que apresentam aos alunos e recém licenciados possibilidades de emprego, estágios curriculares e estágios profissionais.

O objectivo da iniciativa é que os alunos “conheçam empresas e hipóteses de emprego”, referiu ao JPN Rosário Trindade, responsável pela organização. Da acção fazem parte sessões informais com os alunos para apresentação das empresas (Chat Rooms), entrevistas rápidas entre empresas e potenciais colaboradores (Quick Job Hunting), Workshops de Empregabilidade e um espaço de Stands para divulgação das empresas (Espaço-Empresa).

Este ano serão 600 os futuros engenheiros a ter acesso às actividades, que necessitam de inscrição prévia. Já em relação aos stands, “espera-se que passem por aqui milhares de alunos”, antecipou a responsável.

Pequeno-almoço marca o início do FEUP First Job

O “Welcome Breakfast” é a grande novidade deste ano no FEUP First Job. Foi num ambiente descontraído que os estudantes tomaram o seu habitual café, mas desta vez na companhia da equipa de Cooperação Empresarial e do Grupo BEST (Board of European Students of Technology).

Na terceira edição do evento, a organização do “FEUP First Job” opta pela continuidade de “apostas bem sucedidas”. O “Quick Job Hunting” é um conceito novo introduzido na primeira edição da feira, que “tem feito grande sucesso”, explicou Rosário Trindade, esclarecendoo modelo.

Para os alunos, iniciativas como esta são uma mais-valia na entrada para o mundo do trabalho. João Lemos tem vindo a acompanhar as Feiras dos últimos anos, pois entende que é uma importante forma de “ter contacto com algumas empresas e com aquilo que elas procuram em recém licenciados”.

55 empresas procuram os melhores engenheiros

Em tempos de crise, a qualificação dos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto faz com que sejam procurados pelas melhores empregadores. A Feira de Emprego serve de ponte entre as empresas e os alunos, contribuindo para a alta taxa de empregabilidade da FEUP, com 91% dos alunos a conseguir emprego nos primeiros seis meses depois de terminado o curso.

Entre as empresas representadas encontram-se nomes como a PT Multimédia, a Delloite, a EDP, a Continental ou a Efacec. Vera Santos, da PT Multimédia, refere que a empresa participa no evento desde a primeira edição para “dar a conhecer a empresa e recrutar os melhores candidatos da FEUP”.

Para a Mota Engil, a motivação é a mesma: “captar recém-licenciados nas mais variadas áreas”, segundo a representante Susana Pereira. “Temos captado bons recursos da Faculdade de Engenharia do Porto”, entende Susana Pereira.