Os técnicos da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) analisaram 60 cachorros e hambúrgueres em roulottes da grande Lisboa e do grande Porto. Destes, 41 revelaram germes indicadores de falta de higiene, assegura a DECO em comunicado.

No total, foram alvo de inspecção 30 roulottes, sendo que 15 das quais mostraram falhas nas condições de funcionamento. As falhas incluíam, por exemplo, falta de equipamento adequado ou escassez de utilização do lavatório para higiene das mãos, mesmo depois de manusear alimentos crus ou dinheiro. Alguns alimentos também não foram guardados novamente no frigorífico depois da sua utilização, demonstrando falta de cuidado na refrigeração dos produtos alimentares.

Apesar da saúde dos consumidores não estar em risco, a DECO diz que os resultados são preocupantes. Para a melhorar a situação, a DECO propõe fiscalizações mais frequentes e a formação dos funcionários, assim como um maior vínculo entre as câmaras municipais e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.