O professor de media, comunicação e jornalismo da Mid Sweden University, Jesper Stromback, esteve, esta segunda-feira, nas instalações do curso de Ciências da Comunicação, onde apontou para o elevado grau de mediatização da política e da sociedade.

Numa conferência denominada Atendendo ao mote “The Media are becoming environmental”, de Roger Silverstone, o professor afirmou que, actualmente, os contextos social e político seguem uma “lógica mediática”. O académico sueco descreveu, ainda, o cenário mediático como ambiental, pois ninguém lhe pode “escapar”, sendo que todos “somos sempre afectados pelo ambiente”, ainda que não saibamos em que medida.

Jesper Stromback defende que existe uma “mediatização da sociedade”, que acaba por “indicar uma extensão da influência dos media a todas as esferas sociais”, devido ao processo de comunicação política. Este avalia-se a dois níveis: a mediação política (como processo de veiculação de informação) e a mediatização política (em que se passa já para um plano de dependência da sociedade face à visão dos media).

Especialista em jornalismo e comunicação política, o professor da Mid Sweden University formulou um modelo de escala de mediatização política, sintetizando quatro dimensões: o grau de dependência da sociedade em relação aos media como veículo principal na obtenção de informação política, o grau de independência dos media em relação a instituições políticas, o nível com que o conteúdo mediático segue uma “lógica mediática” em detrimento de uma “lógica política” e o nível de adaptação do discurso e do comportamento político aos media dos actores políticos.

A conferência de Jesper Stromback fez parte de um seminário de comunicação política, no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Artigo corrigido às 17h55 de 25 de Março de 2010