É uma “obra ímpar” no panorama literário “português e internacional”. Para o professor catedrático Carlos Fiolhais, a importância do terceiro volume de “Histórias da luz e das cores”, de Luís Miguel Bernardo, é inegável.

O livro foi apresentado, esta terça-feira, pelo investigador da Universidade de Coimbra, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Uma sessão que também contou com a presença do autor, Luís Miguel Bernardo, professor catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Trata-se, diz Fiolhais, de um “fantástico objecto de divulgação científica e investigação histórica”, descrito com “grande erudição e pormenor, mas de uma forma agradável”.

Os três volumes percorrem os temas da luz e da cor ao longo da história, sendo este último referente ao século XX, época em que ocorreram avanços como a teoria quântica e a invenção do laser, matérias que mereceram especial atenção das palavras de Carlos Fiolhais. O professor de Coimbra reforçou o carácter histórico do livro, ao dar a conhecer referências do percurso científico nacional, para muitos desconhecido.