“Novas tecnologias e tradição – estratégia para combater o desemprego?” foi a questão debatida na conferência realizada quinta-feira na Universidade Católica do Porto. A sessão contou com a presença do ministro da Economia Vieira da Silva, do director geral da Cotec Portugal, Daniel Bessa e do presidente da Associação Empresarial do Porto, José António Barros. A moderação da conferência ficou a cargo do jornalista Manuel Carvalho.

Naquela que foi a terceira conferência “Olhares Cruzados sobre o Porto VII” os convidados debateram a situação da empregabilidade em Portugal, dando especial enfoque à crescente taxa de desemprego na região Norte.

Vieira da Silva, ministro da Economia, enumerou algumas das características positivas do Norte, explicando os valores do desemprego da região e apresentando resoluções.

Já Daniel Bessa enfatizou que o “emprego não é uma preocupação essencial de uma economia”. Segundo o ex-ministro, a economia tem que de se preocupar em “fazer com que as pessoas tenham com que viver”. Para isso, defende uma aposta intensa nas engenharias e na inovação, pois considera que são “casos de sucesso”. Outro factor a ter em consideração, para o director-gerla da Cotec, é o “turismo de saúde”, sendo importante aproveitar a vantagem de Portugal apresentar preços mais baixos no sector da saúde em relação ao resto da Europa.

Outra solução para o desemprego, apresentada por José António Barros, passa pelo trabalho das universidades, que é crucial no processo de formação dos estudantes, futuros trabalhadores. Para o presidente da Associação Empresarial do Porto, é “fundamental fazer crescer a oferta em Portugal”, criando “pessoas competentes”. José António Barros considera que, para tal ser possível, é necessário, também, “alterar a base industrial”, porque “há um distanciamento entre os objectivos dos centros de conhecimento [universidades] e as empresas”.

A 7.ª edição do fórum de Conferências “Olhares Cruzados sobre o Porto” termina no próximo dia 7 de Abril, com um debate sobre as pequenas e médias empresas.