O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se no sábado, um pouco por todo o país. No Porto, a Câmara Municipal, através da Porto Lazer, preparou um programa de comemorações do Dia Nacional, celebrado a 27 de Março.

Entre as iniciativas preparadas para a ocasião, haverá um cruzeiro fluvial com desconto de 50%, cujo embarque será no cais de Gaia pelas 17h30. Nas ruas da Invicta existirão, entre outras actividades, jogos tradicionais, contadores de histórias, teatros de marionetas e espectáculos de rua.

Irá, também, realizar-se um peddy-paper, denominado “Da Sé à Ribeira”, a ter início pelas 10h30, na entrada da Sé Catedral do Porto. Da parte da tarde, às 14h00, outro peddy-paper animará a zona da Sé.

A gastronomia mereceu, também, atenção por parte da organização. “Petiscos e/ou aperitivos a 1 euro” será uma das expressões mais ouvidas na Ribeira. Uma iniciativa da Associação de Bares, à qual aderiram alguns estabelecimentos, que colocarão à disposição dos portuenses petiscos a um preço simbólico.