A ideia nasceu por via da TERENA, uma organização europeia de investigação e educação. A entidade pretende criar uma plataforma entre as universidades da Europa, que visa a distribuição e partilha de serviços audiovisuais. A Universidade do Porto (UP) já revelou que vai aderir ao projecto.

Samuel Martins, do Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação da Universidade do Porto (GATIUP), em declarações ao JPN, explicou que a instituição de ensino pretende que este “youtube académico” disponibilize vídeos de aulas e conferências do Ensino Superior, invés de os manter armazenados em “plataformas fechadas”.

Segundo Samuel Martins, ainda não há financiamento para o desenvolvimento da plataforma, porque a ideia está numa fase inicial. Desta forma, ainda será necessário “perceber as tendências” e “as melhores formas” para o desenvolvimento e estruturação de um plano que seja comum aos interesses das universidades que se queiram coligar ao projecto.

Ainda não há uma data para o lançamento, mas Samuel Martins acredita que o mesmo já esteja disponível daqui a dois anos.

Uma rede de partilha a nível europeu

Há várias universidades europeias interessadas, mas a Universidade do Porto ainda é a única instituição de ensino portuguesa envolvida na iniciativa. Questões legais relacionadas com a produção, gestão e distribuição dos conteúdos estiveram em discussão no “Academic Media Casting Workshop“, que decorreu a 18 e 19 de Março, em Atenas, na Grécia. O fórum teve a participação de várias universidades europeias de países como Espanha, Reino Unido, Holanda, Dinamarca e República Checa.

O projecto vem na sequência de outras plataformas desenvolvidas nos Estados Unidos da América, como o YouTube EDU, e alguns projectos que surgiram em Espanha, que permitem às universidades a partilha de conteúdos na Internet.