O Parque da Cidade vai ser uma das paragens da linha do Campo Alegre que vai ligar a estação Matosinhos Sul a São Bento e deverá ser atravessado por túnel, segundo decisão da Câmara Municipal do Porto. De acordo com o Jornal de Notícias, esta posição da Câmara vai obrigar à revisão do estudo de impacto ambiental, que não tinha previsto inicialmente a hipótese do túnel.

Com a revisão do estudo, a abertura do concurso público para a entrega das quatro linhas que vão permitir o alargamento da Linha Amarela fica, mais uma vez, adiada. O Jornal de Notícias lembra que no início deste ano Ricardo Fonseca, presidente da Administração da Metro, tinha avançado que a abertura do concurso seria este mês. No entanto, a data inicial prevista para o lançamento remonta a Setembro de 2009.

Ainda de acordo com o jornal, das quatro linhas previstas, só a que fará a ligação entre Matosinhos e o Pólo da Asprela, por S. Mamede Infesta, é que tem, até ao momento, a declaração de impacto ambiental obrigatória antes de se lançar o concurso. Com a decisão de “enterrar” o Metro no Parque da Cidade, a Metro do Porto terá de apurar junto da Agência Portuguesa Ambiental se é necessário adiar a entrega do estudo.

Esta decisão da Câmara Municipal foi explicada por Rui Rio, que entende que “como o Metro vem em túnel de Matosinhos, seria um absurdo desenterrá-lo só no Parque”. Desta forma, prevê-se que o Metro apenas circule à superfície no início da linha em Matosinhos e depois no Parque da Pasteleira, sendo que o Fluvial será a única estação à superfície.