A demissão de Hermínio Loureiro, a contratação de Jorge Jesus pelo Benfica, para impedir que fosse para o FC Porto e a recandidatura de Pinto da Costa à presidência do clube portuense foram os temas da noite televisiva de terça-feira.

Na RTP 1, o líder dos azuis e brancos jogou ao ataque. “O Benfica foi o melhor nos túneis” foi a resposta mais frequente às perguntas de Judite de Sousa acerca da justiça da tabela classificativa do campeonato. Já no final da entrevista, o presidente dos “dragões” revelou, em primeira-mão, que se vai recandidatar ao cargo.

Na estação de Carnaxide, a conversa foi mais morna. Luís Filipe Vieira recordou que, quando entrou para o clube, “o Benfica não existia” e reiterou a vontade de permanecer na Luz por muito tempo, “se os benfiquistas assim o quiserem”.

Questionado sobre o facto do plantel encarnado ser composto maioritariamente por estrangeiros, Vieira afirmou que “uma equipa altamente competitiva não pode ter só jogadores portugueses”.

O caso Hulk

O caso Hulke as suas repercussões foi tema de conversa na “Grande Entrevista”. Pinto da Costa garantiu que “se Hulk não tivesse o castigo de 18 jogos, tudo seria diferente” nas contas do campeonato. O presidente azul e branco revelou que o FC Porto vai pedir uma indemnização avultada à Liga pelas perdas em que se traduziu a ausência do brasileiro.

Em entrevista à SIC Notícias, também na noite de terça-feira, Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, respondeu a esta revelação com tranquilidade. “A Liga é que deve ponderar pedir indemnizações por a sua imagem estar a ser manchada”, referiu.

O presidente dos “dragões” denunciou, ainda, que Hermínio Loureiro se terá demitido da presidência da Liga de Clubes por Ricardo Costa se ter recusado a fazê-lo. Já Ricardo Costa afirmou que quis acompanhar o demissionário quando este lhe ligou a comunicar a decisão, mas Hermínio Loureiro “pediu que não o fizesse”.

Jorge Jesus desviado do FC Porto para o Benfica

“Se eu não apareço, Jorge Jesus estava hoje no FC Porto”, revelou o líder do Benfica. A grande vontade de Vieira trabalhar com Jesus ditou a contratação do técnico. Pinto da Costa afirmou, no entanto, que “não é verdade que quisesse contratar Jesus na época passada”. O presidente dos portistas salientou que “se quisesse, tinha-o contratado”.

Quanto à próxima época, o líder portista hesitou quando questionado sobre o interesse em contratar o agora treinador do Benfica, não levantando o véu quanto ao futuro da liderança técnica do clube.

Luís Filipe Vieira fez questão de esclarecer que “nunca reatará relações com o FC Porto enquanto Pinto da Costa for o presidente”. Uma vez que as duas figuras maiores de FC Porto e Benfica prometem continuar nos cargos que ocupam, não há indícios de que a relação entre “águias” e “dragões” venha a melhorar.