O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, afirmou ao Público não acreditar que os projectos de execução para as obras de reabilitação da Circunvalação sejam entregues dentro do prazo definido pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte(CCDR-N). Este atraso pode ditar a perda do financiamento em sete milhões.

O processo de financiamento à obra por parte do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) decorre em duas fases. Primeiro os candidatos devem entregar um plano de acção, que foi concluído a 30 de Junho de 2009. Depois têm o prazo de um ano para entregar os projectos de execução (30 de Junho de 2010).

Os projectos para a reabilitação do troço que liga a Praça Gonçalves Zarco ao Hospital Magalhães Lemos só foram iniciados agora pelo que se prevê que não sejam concluídos a tempo. Guilherme Pinto atribui responsabilidades pelo atraso do processo à Câmara Municipal do Porto, autarquia que lidera o processo. “Insisti muitas vezes junto da Câmara do Porto para que se pusesse o processo a andar, mas não foi possível”, referiu o autarca de Matosinhos em declarações ao Público.

Caso não haja financiamento por parte do QREN, a obra será adiada por tempo indefinido, por falta de verbas.