Eram 15h40 (21h40 em Lisboa) quando um terramoto de 7,2 na escala de Richter atingiu o estado de Baixa Califórnia. O abalo destruiu vários edifícios nas imediações fronteiriças entre os Estados Unidos da América e o México. Segundo informa a edição online do diário mexicano “El Universal”, registam-se, até agora, dois mortos e 100 feridos.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro do abalo localizou-se a dez quilómetros de profundidade e a 26 quilómetros a sudoeste da localidade mexicana de Guadalupe Victoria, a 167 quilómetros da cidade limítrofe de Tijuana.

Várias ligações rodoviárias, prédios, casas e supermercados ficaram destruídos. As vias terrestres entre Mexicali e San Felipe e Mexicali e Tijuana foram também afectadas, assim como algumas instalações eléctricas, de gás e de telefone.

O governador de Baixa Califórnia, José Guadalupe Osuna Millán, decretou estado de emergência, suspendendo temporariamente as aulas e pedindo, numa mensagem dirigida à população, que as pessoas se mantenham “calmas” e “em casa”.

Sismos e réplicas em vários locais da América Central e América do Sul

O serviço geológico americano informou que, depois do terramoto de ontem à noite, já se fizeram sentir várias réplicas situadas entre os 3,5 e 5,4 graus na Escala de Richter. Os abalos têm sido registados não só no estado da Baixa Califórnia, como também em Sonora, bem como no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América. Entretanto, já foram assinalados outros sismos na América Central e na América do Sul, um nas Ilhas Caimão, de 5,0, e outro na Guatemala, de 4,7 na Escala de Richter.

O “The New York Times” e a “Business Week” referem que o sismo de ontem no México foi sentido em diversos pontos dos EUA, como Las Vegas, Los Angeles, Phoenix, San Diego e Santa Barbara, deixando a faixa costeira destas duas últimas cidades em estado de alerta.

Relatos expostos em redes sociais, como o Twitter e o Facebook, contam que o terramoto durou entre 30 a 40 segundos. Estas plataformas estão também a ser utilizadas por diversas pessoas que pretendem saber mais informações sobre a situação dos seus familiares.

Este sismo era, de alguma forma, aguardado, uma vez que no passado dia 31 de Março um abalo de 4,2 na escala de Richter atingiu a região, fazendo-se seguir de fortes réplicas. Este terramoto não foi tão devastador como o sismo que assolou o Haiti, a 12 de Janeiro de 2010, cujo epicentro, bem perto da populosa cidade de Port-au-Prince, atingiu os 7,0 na mesma escala, matando cerca de 300 mil pessoas.

Artigo actualizado às 16h45 de 5 de Abril de 2010