Um forte terramoto fez tremer a ilha de Sumatra esta madrugada mas não causou vítimas mortais. Com 7,7 graus na escala de Richter, o sismo atingiu o nordeste da ilha Indonésia, com epicentro na província de Aceh, provocando ferimentos em, pelo menos, doze pessoas.

O abalo foi registado às 05h15 (23h15 em Lisboa) e, de imediato, foi lançado o alerta de tsunami na Indonésia e na Tailândia. A edição online do “Jakarta Globe” informa que o sinal já está desactivado. Segundo um outro órgão de informação, o “Jakarta Post“, apesar de não haver registo de estragos significativos, a zona este da ilha de Sumatra está sem electricidade.

De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos, o sismo ocorreu a 31 quilómetros de profundidade e a 200 quilómetros da cidade portuária de Sibolga. Contudo, segundo o “Jakarta Globe”, o serviço geólogo indonésio afirma que o abalo teve uma magnitude de 7,2 na escala de Richter e que o epicentro ocorreu a 60 quilómetros de Sinabang, na ilha de Simeulue, uma localidade devastada pelo sismo de magnitude 9,3 de 2004. Na altura, só na Indonésia, morreram mais de 165 mil pessoas.

Em Setembro de 2009, um outro sismo de 7,6 graus na escala de Richter matou cerca de mil pessoas no Porto de Padang, a oeste da ilha Sumatra.