O programa destina-se a receber alunos do 5.º ao 12.º ano, na Universidade do Porto (UP), durante as férias de Verão, e conta neste momento com uma “taxa de ocupação de 80%”, de acordo com o comunicado enviado pela UP.

Entre os cinco mil participantes vão estar 57 jovens do concelho do Porto seleccionados por uma avaliação de mérito em 28 escolas. Os custos de participação destes alunos são suportados pela Câmara Municipal do Porto (CMP) no âmbito de uma parceria com a Universidade do Porto. Este protocolo de cooperação vai ser celebrado amanhã, quinta-feira, pela vereadora do Conhecimento e Coesão Social da CMP, Guilhermina Rego, e por Marques dos Santos, Reitor da UP.

A Universidade Júnior de 2010 vai também contar este ano com algumas novidades como a “Escola de Latim” e algumas actividades no Observatório Astronómico “Professor Manuel Barros” no Monte da Virgem.

A UP espera desta forma que esta edição “seja uma das maiores de sempre do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário”.