Nesta terça-feira, dia 13 de Abril, o Cineclube do Porto festeja o sexagésimo quinto aniversário. Para celebrar a data, está prevista a exibição de dois filmes. “Os Faroleiros”, filme português de 1922 para o qual foi criada uma banda sonora original, será apresentado no formato “filme-concerto” no próprio dia no aniversário, no cinema Passos Manuel. O segundo filme, “O Auto da Florípes”, é fruto da realização colectiva do cinema experimental do cineclube nos anos 50 e será reproduzido no sábado à noite, na Igreja Românica de Cedofeita.

No domingo, serão retomadas as actividades de formação, que darão especial destaque aos mais novos com a oficina “A Fábrica do Cinema”. Dirigida ao público infanto-juvenil, a oficina tem como objectivo transmitir, de forma introdutória, uma consciência de toda a produção de um filme.

O presidente do Cineclube, José António Cunha, em entrevista ao JPN, revela algumas das novidades apresentadas por altura da efeméride, dando especial destaque, na programação, aos filmes comentados.

José António Cunha refere que, “com a nova direcção”, “existirão duas grandes mudanças”. “A primeira é a actualização necessária do trabalho do cineclube, que ainda trabalhava segundo a realidade social e cultural da cidade do Porto há alguns anos atrás”, explica. Para além disso, também “a postura do trabalho será alterada”, dando lugar a uma “postura convencional própria das associações, que assenta no grupo de promoção profissionalizado, com a qual entidades públicas e privadas se podem associar”.

O grande objectivo das mudanças da nova direcção, entende José António Cunha, é que “o Porto seja um ponto de circulação de cinema produzido a nível internacional.” Quanto à fidelização de novos sócios, o presidente do Cineclube afirma que esta passará essencialmente por uma “programação diferente”, que presenteará o público com ofertas culturais inexistentes noutros sítios.

Para o futuro, estão a ser negociados três projectos, integrados na actividade de outras instituições portuenses, que, segundo José António Cunha, poderão ser divulgados ainda esta semana.