A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) recebe, de terça a quinta-feira, a segunda edição da Feira do Voluntariado, integrada na Missão Cidadania 2010. Durante três dias, os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer de perto alguns projectos de voluntariado e perceber o que é preciso para se ser voluntário.

A II Feira do Voluntariado é promovida pelo Núcleo de Estudantes Voluntários (NEV) da FEP. Ao longo dos três dias em que o projecto se desenrola, os estudantes vão poder visitar os váriosstands das instituições presentes e participar no projecto “Ser voluntário por um dia”.

A coordenadora do Departamento de Intervenção Comunitária do evento, Rita Calejo, explica que o grande trunfo do projecto “Ser voluntário por um dia” consiste em dar a possibilidade aos estudantes de “durante uma ou duas horas”, poderem “conhecer os projectos e participar neles”. O objectivo é fazer com que os visitantes percebam “se gostam de ser voluntários, se querem ingressar em alguma instituição e, assim, ser voluntários de forma activa”. Quem quiser participar como voluntário pontual pode inscrever-se através do site do projecto Missão Cidadania ou na própria feira.

A iniciativa, que é direccionada fundamentalmente aos estudantes da Universidade do Porto (UP), vai ao encontro do grande objectivo da II Feira de Voluntariado, que é o de “sensibilizar a comunidade académica e a comunidade em geral para as actividades do voluntariado”, dando a conhecer “os projectos das instituições e apelar à responsabilidade social de cada um”.

“Fazer voluntariado é um activo no capital humano”

No primeiro dia da feira estiveram presentes diversas entidades com projectos de solidariedade, que tentaram chamar a atenção dos visitantes para a importância do seu trabalho. Entre elas, destacam-se nomes como a AMI (Assistência Médica Internacional) ou a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Para Daniela Guimarães, educadora social da CÁRITAS, também presente na Feira, “despertar consciências” e “passar a imagem e a mensagem da própria instituição” é o que motiva a associação a participar no evento.

Estas feiras são importantes para as organizações se mostrarem à comunidade, pois como afirma Sara Santos, membro do Departamento da FEP Solidária, outra das instituições convidadas, “muitos jovens têm ideia que as coisas existem, mas não sabem como se inscrever para fazer voluntariado e que actividades é que as instituições promovem.”

Para além de puderem recolher informações sobre o trabalho desenvolvido, os visitantes da feira têm a oportunidade de ouvir experiências de voluntários que estiveram em missão. Graça Mendonça, membro da associação Leigos para o Desenvolvimento, esteve durante um ano a coordenar um bairro juvenil na cidade de Benguela, em Angola. Já sente saudades daquela que foi uma “experiência espectacular, fora de série e inesquecível” e que partilhará com os visitantes do certame.

A cerimónia de abertura contou com a presença da vice-reitora da UP, Maria de Lurdes Correia Fernandes, do director da FEP, José da Silva Costa, e da responsável pelo Gabinete de Apoio ao Aluno da FEP, Ana Paula Ribeiro. Para a vice-reitora, as iniciativas ligadas ao voluntariado devem ser “potenciadas” pela UP, pois o voluntariado é “uma área formativa, que fará os jovens crescer e tornarem-se cidadãos activos e responsáveis”. Já Ana Paula Ribeiro afirma mesmo que “fazer voluntariado é um activo no capital humano”.