No próximo fim de semana, de sexta-feira a domingo, quem passar pelas ruas de Santa Catarina, Sá da Bandeira, Bonjardim ou 31 de Janeiro para ver as montras, terá uma surpresa: a vitrina de uma lavandaria vai albergar bolos e a de uma barbearia – a mais antiga da cidade – terá o retrato de um Cristo nu.

No total são 18 os estabelecimentos ( ver blogue) que vão ceder as suas montras para mostrar a arte a quem passa. “Troca-se por arte” é o nome da iniciativa.

Programação:

16 | 17 | 18 – 10h às 20h
– Mostra nas 18 montras dos trabalhos dos artistas convidados.
17 | Sábado | Passos Manuel
Matinée | 19h00

Estreia de “A Mãe que eu sempre sonhei” – um drama com final feliz que faz uma ligeira abordagem ao mundo da droga.
De: Maria José de Jesus Silva
Concerto Trio JAZZ | 23h00
ATOS Um trio de JAZZ que pretende estabelecer pontes entre diversos ambientes e backgrounds musicais.
Concerto Electrónica | 00h00
ATAU TANAKA
Compositor e performer no campo da tecnologia e música, nasceu em Tóquio, Japão. Acedeu ao convite de fazer parte desta iniciativa gratuitamente.
DjSet | 01h00
TUTTI FRUTTI

A ideia partiu de uma conversa entre duas amigas, uma fotógrafa e uma designer, que têm em comum o amor pela arte e a dedicação à cidade do Porto. Com este projecto, Ana Luandina e Paula Lopes querem “democratizar a arte e trazê-la para um circuito onde não costuma estar”, referiu a primeira, ao JPN. A iniciativa não tem quaisquer fins lucrativos. “É uma coisa de coração que não envolve dinheiro.”

Vinte artistas vão colocar as suas obras nas montras do comércio tradicional. Entre os projectos culturais a divulgar reina a diversidade, pelo que “uns são mais políticos, outros mais estéticos”, mas, em comum, têm uma coisa: são da cidade. Nuno Miranda, Carla Cruz e Ângelo Ferreira de Sousa são alguns dos artistas portuenses em exposição.

Passar da ideia à prática foi, segundo a fotógrafa, um processo “mais fácil do que se esperava”. Tanto os lojistas como os artistas contactados aderiram facilmente à ideia. As dificuldades começam a ser maiores agora que o projecto está prestes a ser concretizado. Convencer os comerciantes a “manter as lojas abertas durante os três dias” tem sido o maior desafio; no entanto, com esforço da organização, “espera-se que tudo corra pelo melhor no fim-de-semana”.

Para além das exposições nas montras das 18 lojas, a iniciativa organizou também várias actividades que vão ter lugar durante o fim-de-semana no auditório do Passos Manuel (ver caixa).

MissOpo: um projecto de turismo cultural

A iniciativa, que começou por ser uma simples ideia, pode agora funcionar como rampa de lançamento para um projecto mais ambicioso. Ana Luandina e Paula Lopes estão a criar a MissOpo, uma entidade cujo objectivo será “trabalhar o turismo e a cultura no Porto”.

O nome já está registado mas o projecto está ainda em fase de concepção. As responsáveis planeiam “organizar muita programação para mostrar a cidade e os seus artistas”.

“O primeiro passo é ver se somos capazes.” Por isso, o “Troca-se por arte” “vai funcionar como um primeiro ensaio”, explica Ana Luandina.

Ainda não há perspectivas quanto ao arranque da MissOpo. Para já, Ana Luandina deixa uma mensagem aos portuenses: “procurem ter acesso às iniciativas que se fazem na cidade”. “Queria que as pessoas olhassem de outra forma para as peças”, acrescenta.