“Sentidos do Reconhecimento” é o tema do ciclo “Documente-se 2010“, que pretende promover “uma reflexão sobre os processos do (não) reconhecimento do eu individual e social na contemporaneidade”, refere a Fundação de Serralves, em comunicado. A estruturação de identidades, relações de poder e contextos sociais também vão estar em análise.

Programação:

1º fase:
14/04: Pororoca de Lia Rodrigues
16/04:Concerto-conferência Rosary Novena for Gender Transitioning de Terre Thaemlitz
17/04: Mesa Redonda – Processos de reconhecimento e mediatização na comunicação social com intervenção de Pedro Mexia e Luís Freitas Lobo, moderados por David Pontes
– apresentação do documentário Wodaabe de Werner Herzog, numa sessão comentada por Augusto M. Seabra
18/04: Terre Thaemlitz apresenta Traffic with the Devil

2º fase: 13 a 16 de Maio
Violino Escravo – “true story of a slave violinist” de Jon Rose
That night follows day de Tim Etchells.

Este ciclo de música, dança, teatro, cinema, instalações, debates e conferências vai trazer à instituição uma série de espectáculos e propostas artísticas em estreia nacional, para além de proporcionar as habituais reflexões sobre a sociedade dos dias de hoje. A edição vai-se desenvolver em duas fases entre Abril e Maio.

O projecto é organizado pelo Departamento de Sociologia e Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e pelo Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves.

O início da primeira fase do ciclo “Documente-se! 2010”, que vai durar até dia 18, é hoje, quarta-feira, e conta com a estreia da peça “Pororoca” da brasileira Lia Rodrigues.