O Prémio Artigo Destaque 2010 da Sociedade Portuguesa de Neurociências é atribuído, de acordo com João Malva, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), “em função da qualidade científica” das publicações e visa “distinguir os melhores” artigos desenvolvidos na área das neurociências. O principal critério de admissão ao concurso é “a publicação do artigo em revistas cientificas de grande qualidade” como o The journal of Neurosciences, que é a “revista de referência na área das neurociências”.

Este ano, o prémio foi atribuído a Albino Oliveira Maia, investigador da Universidade do Porto, pelo artigo “Nicotine activates TRPM5-dependent and independent taste pathways”. O trabalho foi realizado no âmbito do Doutoramento do investigador na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com duas universidades norte-americanas e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, em Fevereiro de 2009.

Outros candidatos ao Prémio Artigo Destaque 2010

Outros investigadores portugueses foram também candidatos ao prémio Artigo Destaque 2010, atribuído a Albino Oliveira Maia: Eduardo Dias-Ferreira estudou a relação entre o stress e as decisões. O artigo foi publicado na revista Science
Carolina Fleming analisou os nervos danificados na doença dos pezinhos e viu o trabalho publicado no Journal of Neuroscience.
Nuno Maçarico da Costa estudou os neurónios e sinapses e publicou também no Journal of Neuroscience.

Em entrevista ao JPN, Albino Oliveira Maia refere que o intuito do estudo era “tentar compreender as vias periféricas que fazem a transmissão do sabor da nicotina”. Desta forma, foi estudada a proteína TRPM5 ligada ao processamento dos sabores amargos “de que a nicotina é um exemplo”. A experiência foi feita em ratos e “ratinhos transgénicos”, que não possuem esta proteína. Uma vez expostos à nicotina, o objectivo era perceber se haveria “respostas comportamentais fisiológicas periféricas e fisiológicas centrais” enquanto a consumiam.

“Verificamos que na ausência desta proteína há uma diminuição das respostas”, explica o investigador. “Mas as respostas não estão completamente abolidas, sugerindo, portanto, que a nicotina terá vias adicionais envolvidas no processamento no sabor”, acrescenta Albino Oliveira Maia. Num “passo adicional”, os investigadores perceberam ainda que os “receptores nicotínicos que são expressos na língua” são, também, “responsáveis por essa segunda via adicional de transdução do sabor da nicotina”.

Com a demonstração da existência de “duas vias de transdução do sabor da nicotina”, uma dependente da proteína TRPM5 e outra dependente dos receptores nicotínicos, o estudo, de acordo com o investigador, “abre um campo de investigação” que tentará “compreender de que forma os receptores periféricos para a nicotina podem ser importantes para o tratamento de comportamentos de dependência” da mesma.

Quanto ao prémio, Albino Oliveira Maia diz que “não estava à espera” de ver o artigo distinguido com o prémio Artigo Destaque 2010, já que “foram publicados artigos de altíssima qualidade na área das neurociências por autores portugueses em 2009”. Frisa, ainda, a importância que prémios como este têm “na divulgação do trabalho”, bem como no aumento do “estímulo para seguir em frente”.

João Malva, presidente da SPN, corrobora esta opinião e diz que o prémio tem “uma dupla função”.”Por um lado, premeia o mérito de um investigador, que é seguramente sempre um investigador de grande qualidade” e, “por outro lado, valoriza a ciência e a neurociência em Portugal”.