A erupção do vulcão Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, está a gerar o caos no norte da Europa. Vários aeroportos foram encerrados e milhares de voos cancelados. A Organização Europeia de Segurança Aérea (Eurocontrol) estima que só ontem, quinta-feira, tenham sido suspensos entre cinco mil a seis mil voos em toda a Europa. A organização informa ainda que se prevêem novas paralisações e que o tráfego europeu vai continuar afectado pelo menos nas próximas 48 horas.

Nuvem pode manter-se nos próximos seis meses

A extensa nuvem de fumo contém pequenas partículas de cristal, areia e rocha pulverizada que podem afectar as turbinas e parar os motores dos aviões. Segundo as previsões do Serviço Meteorológico Britânico e do Centro de Aviso de Cinzas Vulcânicas de Londres, a nuvem de cinzas continuará a afectar a Grã-bretanha e poderá alastrar-se a extensas áreas de França, Alemanha, Polónia e países bálticos. Segundo especialistas consultados pela agência Reuters, as cinzas expelidas podem afectar o tráfego aéreo nos próximos seis meses.

Hoje a Alemanha anunciou também o encerramento do aeroporto de Frankfurt, o terceiro mais movimentado da Europa, depois da paralisação dos voos a partir de Berlim, Colónia, Hamburgo, Bremen, Hannover, Munique e Dusseldorf. Na Grã-Bretanha, Irlanda, Suécia, Dinamarca e Noruega praticamente todos os aeroportos estão encerrados. De momento, a Bélgica, a França e a Holanda também estão a sofrer paralisações e centenas de aviões já foram impedidos de utilizar a pista.

Em Portugal, o cancelamento dos voos da TAP no dia de ontem afectou cerca de três mil pessoas. A companhia aérea assegurou, em comunicado, que os passageiros “poderão alterar as suas reservas para datas posteriores sem qualquer penalização”. De acordo com a transportadora portuguesa, ontem foram cancelados 17 voos da companhia nacional para Copenhaga, Estocolmo, Helsínquia, Oslo, Londres, Amesterdão, Bruxelas e Hamburgo.

Segundo a Aeroportos de Portugal (ANA), durante o dia de ontem foram suspensos 163 voos em todo o país, 104 dos quais em Faro. Na Portela, em Lisboa, foram cancelados 34 voos e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, 16.

O vulcão entrou em actividade no passado mês de Março, pela primeira vez em duzentos anos. Na quarta-feira, gerou-se uma nova explosão, a segunda vez em um mês, o que obrigou à evacuação de 800 pessoas do sudoeste da Islândia.