A SwitchConf é uma conferência que se realiza a 15 e 16 de Maio, na Universidade de Coimbra. A ideia nasceu do mentor do projecto, Ricardo Sousa, e de outros membros da equipa, com o objectivo de juntar académicos de diferentes áreas durante dois dias, a discutir ideias e a partilhar conhecimentos, inspirando a audiência e promovendo a “conexão” entre pessoas. O nome do evento, refere Ricardo Sousa, surgiu exactamente desse desejo, servindo como “a definição de um ponto de convergência entre várias coisas, um ponto de mudança”. “As pessoas trabalham cada vez mais isoladas”, diz Ricardo Sousa, que entende que “a troca de experiências” pode ser “benéfica para todos”.

Sendo os oradores de várias áreas, os temas também serão diversos. Assim sendo, o público-alvo da conferência é alargado, abrangendo estudantes, empreendedores e cientistas. É esperado cerca de meio milhar de pessoas, entre participantes, oradores e organizadores.

O intercâmbio de conhecimentos será feito não só através das apresentações, mas também através de um espaço dedicado ao “networking”. Nesse local, vão juntar-se “académicos da área da ciência, da tecnologia, para partilhar ideias que na sua área podem não ter qualquer tipo de aplicabilidade, mas que noutra área possam vir a ser bastante úteis”.

Ricardo Sousa, com apenas 17 anos, pensou e organizou a conferência com o apoio da equipa e financiadores do projecto. Segundo o estudante, as dificuldades iniciais nunca o desmotivaram. O mentor do projecto considera que, apesar de ser um caso quase isolado de empreendedorismo entre os mais jovens em Portugal, no estrangeiro existem muitos estudantes a ter o mesmo tipo de iniciativa. Tal facto pode ser explicado, entende, por um maior incentivo ao empreendedorismo jovem que existe noutros países e que ainda não abrange Portugal.

Quanto ao evento em si, Ricardo considera que são necessários mais eventos destes no país, “para que a educação não seja apenas dada por livros”, e para que os jovens não cheguem “ao mercado de trabalho apenas com o canudo”, mas também “com experiência profissional”.

As inscrições estão abertas no site SwitchConf, onde pode ser efectuado o pré-registo, sendo que os estudantes têm desconto.