“Alexandre Alves Costa: A viagem. À memória de Fernando Távora” é o nome da exposição que foi inaugurada ontem, quinta-feira, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

A inauguração foi antecedida por uma conferência em que Alexandre Alves Costa falou sobre os elementos presentes ao longo de uma das partes da exposição, que se encontra dividida em quatro secções: “Portugal”, “Fernando Távora“, “A Nossa Escola” e “O Desenho”.

Informações:

A exibição, organizada pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ/FCTUC), está patente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) até 15 de Maio, de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 19h00.

Para Alves Costa, esta é uma exposição “simples”, recheada de “elementos biográficos” e com “fins educativos”. De acordo com o arquitecto, a escolha do nome “viagem” deve-se ao facto de a palavra estar “muito associada aos estudantes de arquitectura”, além de também estar ligada ao “desenho, um dos elementos mais importantes no trabalho arquitectónico”, um “meio para acção e não um fim sobre si mesmo”, nas palavras de Fernando Távora.

Távora está, aliás, “sempre presente” na memória de Alexandre Alves Costa. “Tudo aquilo que eu sei, sou, aprendi e tudo aquilo que a escola é deve-se fundamentalmente ao arquitecto Fernando Távora”, refere. O professor jubilado vai mais longe e afirma que Fernando Távora “é o grande criador” da pedagogia, didáctica, forma de ensinar e até da forma de estar no mundo” dos arquitectos da Escola do Porto.