Com o objectivo de influenciar o percurso educativo dos mais novos, a Exponor acolhe, mais uma vez, a Qualific@– Feira de Educação, Formação e Emprego. A inauguração do evento foi quinta-feira de manhã e contou com a presença do secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos.

Para Luís Borges, organizador, a feira oferece “importantes recursos” na “orientação a nível do [ensino] superior, pós-graduações, ensino internacional” e, por isso, o público-alvo são maioritariamente os mais jovens.

Apoio Institucional da Feira

A Qualific@ realiza-se com o apoio institucional do Ministério da Educação, do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), ANQ (Agência Nacional para a Qualificação) e Plano Tecnológico. Para hoje, está programada a visita da Ministra da Educação, Isabel Alçada, pelas 14h30.

A feira, que vai decorrer até domingo, tem como principal atracção o projecto Schola.pt. A iniciativa “pioneira” em Portugal agrega as pequenas e médias empresas e apresenta, segundo Luís Borges, “as mais recentes novidades e tendências na área da tecnologia associada a educação”.

A Qualific@ vai contar com outras novidades como a final regional da “Fórmula 1 nas escolas”, uma actividade desenvolvida no projecto “Pense Indústria” e que conta com a participação de vinte escolas do Norte e Sul do País. Também a iniciativa “Academia Wikipédia”, que pretende atrair a colaboração da comunidade académica para a Wikipédia, estreia-se aqui.

Segundo a organização, só na manhã de abertura, a feira já recebeu mais de 15 mil alunos em visitas organizadas. Até ao final da Qualific@, no domingo, são esperados 50 mil visitantes, mais cinco mil do que no ano passado.