O Benfica somou a nona vitória consecutiva na Liga e continua lançado na frente da classificação. Os “encarnados” estão, agora, a quatro pontos de conquistar o troféu que não vêem desde a época 04/05, numa consagração que pode acontecer até no Estádio do Dragão. Domingo, no campo dos estudantes da Académica, a equipa orientada por Jorge Jesus venceu por três bolas a duas, numa partida em que ambas as equipas suaram até ao fim.

Os homens da Luz marcaram cedo, aos três minutos de jogo, por intermédio de Weldon. A resposta da turma de Coimbra chegou a meio da primeira parte, com Diogo Gomes a carimbar o seu primeiro tento da época, num lance em que fica a dúvida se o médio da Académica terá ajeitado a bola com o braço. Weldon, que já tinha marcado no início da partida, voltou a facturar no final do primeiro período. Fica, no entanto, a incerteza se a bola não terá passado a linha lateral antes do remate do avançado “encarnado”. Aos 80 minutos, Ruben Amorin aumentou a vantagem mas, oito minutos depois, William Tiero reduziu. As emoções continuaram fortes até ao cair do pano, mas foi o Benfica que arrecadou os três pontos e eleva ainda mais a fasquia dos adeptos que já gritam “Benfica, campeão”.

Mesmo assim, o Sp. Braga ainda não atirou a toalha ao chão e continua a seguir de perto o Benfica. Sábado, a equipa orientada por Domingos Paciência venceu, dentro de portas, o Leixões por 3-1. A equipa de Matosinhos precisava de pontuar para se afastar dos lugares de despromoção, mas não conseguiu fazer frente aos minhotos e afundou-se, ainda mais, na classificação. Já os bracarenses continuam a seis pontos dos “encarnados” e seguram o segundo lugar, com cinco pontos a afastá-los do FC Porto.

A jogar em casa, a equipa minhota rapidamente mostrou o porquê de ainda estar a lutar pelo título e partiu para intervalo com uma vantagem tranquila de 2-0, com golos de um só jogador: Alan, aos 8 e aos 35 minutos de jogo. Na segunda parte, o Leixões entrou mais atrevido e chegou mesmo a acreditar num desfecho diferente. Com um golo, Pouga reduziu para o Leixões, aos 56 minutos. No entanto, o Braga voltou a acordar e a comandar o jogo e aos 85 minutos, Moisés carimbou os três pontos para os pupilos de Domingos Paciência. Já o Leixões afunda-se na tabela e vê cada vez mais como uma utopia a permanência no primeiro escalão de futebol.

O FC Porto também não perdoou e venceu, também, por três bolas. Mas, ao contrário de Benfica e Sp. Braga, foram três golos sem resposta, que deixaram a equipa do Vit. Guimarães sem armas. Minutos depois de saberem que estão matematicamente arredados das contas do título, os “dragões” carimbaram os três pontos e sonham, agora, com a Liga dos Campeões e o assalto ao segundo lugar.

Numa noite tranquila para os homens do FC Porto, e a jogar dentro de portas, o herói acabou por ser Hulk, que inaugurou o marcador aos 28 minutos. A primeira parte acabou com a vantagem tangente da turma de Jesualdo Ferreira mas, se os vimaranenses foram para o descanso a pensar na reviravolta, a segunda parte só trouxe FC Porto e a consolidação da vitória. Primeiro Guarín, aos 55 minutos, fez o 2-0 e Falcão, de grande penalidade, aos 80 minutos, consolidou a vitória. O número 9 dos “dragões” selou a vitória “azul-e-branca” e ainda igualou Cardoso, do Benfica, no topo da tabela dos melhores marcadores.

Incertezas… nos voos para a Europa

A luta por um lugar na Europa continua renhida. Hoje, o Sporting defronta o Vit. Setúbal que está no 13.º lugar. Os “leões”, no 4.º posto da classificação, recebem os sadinos, mais aliviados pela derrota do Vit. Guimarães no Dragão. Já o Nacional da Madeira aproximou-se do 5.º lugar, ao vencer por 2-0 o União de Leiria e está, agora, a apenas um ponto da turma comandada por Paulo Sérgio.

Na despromoção… descidas cada vez mais nítidas

Na luta pela manutenção, continuam os mesmos três: Belenenses em último lugar, Leixões em penúltimo e Olhanense em antepenúltimo. Se, ao perder com o Sp Braga, a equipa de Matosinhos já tem poucas esperanças na manutenção, depois de empatar com o Rio Ave, os homens do Restelo, com 17 pontos, já vêem a descida como uma realidade. A turma de Olhão, apesar de ter perdido com o Marítimo, ainda acalenta esperanças, pois apenas um ponto a separa da permanência.