Contrariamente ao que se esperava domingo, apenas 30% dos voos vão começar a operar a partir de hoje, segunda-feira. As autoridades de segurança aérea previam que já se pudessem realizar hoje pelo menos metade das rotas que estiveram interditas nos últimos cinco dias devido à nuvem de cinza vulcânica que se alastrou pela Europa.

“A maioria dos voos previstos, cerca de 50%, pode ter lugar amanhã”, afirmava ontem Diego López Garrido, secretário de Estado espanhol e responsável pela presidência espanhola da União Europeia, numa conferência de imprensa em Bruxelas, na sede da Agência Europeia para a Segurança e Navegação Aérea (Eurocontrol).

Testes das companhias aéreas não revelam danos nos aviões

Várias companhias aéreas como a KLM, a Lufthansa, a British Airways e a Air France já realizaram voos de teste, sem passageiros, apenas para medirem os eventuais efeitos da nuvem de cinzas nos aparelhos aéreos. Segundo um comunicado da transportadora aérea holandesa, a inspecção a uma aeronave da KLM que executou um voo de teste no passado sábado não acusou a existência de danos ou outros problemas.

Contudo, segundo um comunicado divulgado pela agência, apenas serão efectuados, durante o dia de hoje, 30% dos voos, o que representa 50% das rotas europeias.

O vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário dos Transportes, Siim Kallas, também opinou domingo acerca da paralisação do tráfego aéreo, salientando a necessidade de uma rápida decisão. Segundo Kallas, “a situação não é sustentável e não se pode esperar que a nuvem desapareça” para se tomarem medidas.

276 voos cancelados em Portugal

A nuvem de cinza provocada pelo vulcão islandês, apesar de não ter atingido Portugal continental, continua a provocar agitação nos aeroportos portugueses. Segundo a Aeroportos de Portugal (ANA), só esta segunda-feira foram cancelados 276 voos com destino ou origem em território português, sendo que a maioria dos voos cancelados registou-se no aeroporto da Portela. Em Lisboa, 63 partidas e 67 chegadas foram canceladas, enquanto que no Aeroporto Internacional de Faro 37 partidas 38 chegadas acabaram por não acontecer. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi o menos afectado dos três aeroporto continentais, com 17 partidas e 18 chegadas canceladas.

Para fazer face a esta situação, os passageiros retidos em Portugal procuram alternativas de transporte. Segundo a Comboios de Portugal (CP) o expresso que faz a ligação Lisboa-Madrid já está esgotado até quinta-feira, apesar da empresa ter reforçado a ligação com mais 400 lugares a partir de hoje, segunda-feira. O Sud-Express que liga Portugal a Paris também já se encontra esgotado até dia 28 de Abril.

As empresas de camionagem estão a ser igualmente muito requisitadas para transportar mercadorias por via terrestre. A Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) teme mesmo não ter capacidade de resposta para tantos pedidos.

Também na vizinha Espanha a situação deteriora-se nos aeroportos. Com o passar do tempo e o acumular de voos cancelados, centenas de pessoas retidas no aeroporto de Madrid procuram alternativas terrestres para conseguir chegar aos seus países.

Crise debatida por videoconferência

Está agendada para segunda-feira à tarde uma reunião coordenada pela Eurocontrol e pela Presidência da Comissão Europeia, com vista a avaliar a actual situação no que respeita à crise no tráfego aéreo. Pretende-se “adoptar uma decisão que, mantendo a segurança como principal objectivo, permita abrir progressivamente o espaço aéreo europeu”, adiantou Kallas. Nessa reunião, participam também os ministros dos Transportes da União Europeia. Os dirigentes discutem assim, durante o dia de hoje, através de videoconferência, a actual crise no tráfego aéreo europeu.

Segundo dados revelados pela Eurocontrol, apenas voaram cinco mil aviões no passado domingo, quando habitualmente se operam 24 mil voos. Desde quinta-feira foram cancelados cerca de 63 mil ligações em toda a Europa, devido às cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão islandês Eyjafjallajökull, que entrou em erupção na quarta-feira passada.