Depois de, no dia 12 de Abril, ter ganho a primeira edição do Prémio de Acessibilidade aos Transportes, atribuído pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) prepara um novo projecto que consiste em criar uma paragem de autocarro para deficientes visuais.

Com a colaboração da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a STCP pretende dar uma melhor formação aos seus motoristas, como refere Manuela Ribeiro, do Departamento de Marketing.

O Prémio de Acessibilidade aos Transportes tem como objectivo distinguir um projecto que se destaque pela acessibilidade e pela integração de soluções inovadoras e eficientes, sobretudo no que se refere às pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, contribuindo para a eliminação efectiva de barreiras.

Como explica Manuela Ribeiro, do Departamento de Marketing, a STCP participou com duas candidaturas. A primeira candidatura, a rede de acesso fácil da STCP, acabou por vencer o concurso, ao intervir num conjunto de áreas que facilitam a acessibilidade, como a adaptação dos veículos e das paragens ou a disponibilização de informação.

Apesar da STCP ter vencido o concurso, Manuela Ribeiro, refere que não basta criar e investir nesta iniciativa. É igualmente importante manter o bom funcionamento do projecto.

O Prémio Acessibilidade aos Transportes tem uma periodicidade anual e está integrado no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade e no Plano de Acção para a Integração de Pessoas com Deficiência ou Incapacidades.O primeiro prémio, arrecadado pela STCP, vem acompanhado de um prémio monetário de 25 mil euros, enquanto que os segundo e terceiro classificados (a Comboios de Portugal (CP) e a Câmara Municipal de Lagos, respectivamente) irão receber quinze mil e dez mil euros.