Quem entra pela porta principal da Escola Superior de Arte e Design (ESAD) esta semana, depara-se com uma quantidade de imagens espalhadas pelo espaço. São desenhos originais de Regina Pessoa, os mesmos que ganharam vida na animação “História Trágica com um Final Feliz”, que estão expostos desde segunda-feira na escola superior.

Uma menina com um coração de pássaro, que vive atormentada por ser diferente. Dona de um coração que bate com mais intensidade e mais alto do que o normal, a menina do coração de pássaro virou tema de curta-metragem pelas mãos de Regina Pessoa, realizadora, e Abi Feijó, produtor. “História Trágica com um Final Feliz” é a curta-metragem portuguesa mais premiada de sempre. A película já venceu mais de 50 prémios, entre eles grandes prémios de festivais internacionais como Annecy (França), SICAF (Coreia do Sul), Mecal (Espanha), Trycky Women (Áustria) e South by Southwest (EUA).

A par da exposição sobre a curta-metragem, os alunos da ESAD tiveram a oportunidade de participar num workshop conduzido por Abi Feijó e Regina Pessoa durante uma semana. A partir de multiplano, plasticina ou até areia, e com a orientação de uma música, os participantes criaram um trabalho de animação. Da aprendizagem resultaram “Amor Enlatado”, “Nós Somos Verdes”, “Cheque Mate” e “Abstract City”, obras criadas pelos quatro grupos de participantes.

Para Cláudia Marques, participante no workshop, uma semana de trabalho com a orientação de Abi e Regina é uma “experiência indescrítivel”. “Aprendi muito mais do que poderia pensar”, refere. A aluna considera que passou a perceber melhor “o que dá vida a uma animação”, colocando em prática “noções básicas da animação e variadas técnicas a um nível básico”.

Abi Feijó entende que uma boa animação é uma “criação do movimento” e não da realidade, pois “uma animação pretende ser credível, mas fantasista”. Durante o workshop tentou, como refere, “abrir horizontes” aos alunos, chamando a “atenção para os conceitos que estão na base das imagens em movimento”.