Por altura das comemorações do Centenário da República, o núcleo do Porto do Centro Nacional de Cultura (CNC), em parceria com o Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP) da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), vai organizar três ciclos de conferências sobre diversas figuras portuenses que se destacaram durante a Implantação da República.

Sob o tema “Figuras da Cultura do Porto”, estes ciclo de conferências, que durarão até à primavera de 2011, pretendem dar a conhecer ao público portuense o papel político, intelectual e social que várias figuras da cidade assumiram na preparação da implementação da República em Portugal. A organização deste evento está a cargo dos professores Arnaldo Pinho, Afonso Rocha e Eduardo Oliveira Fernandes, que dirige o CNC Porto.

Na apresentação do ciclo esta quarta-feira, Arnaldo Pinho destacou a importância de “dar a conhecer esses portuenses ao Porto, pois conhecemo-los pelos nomes das ruas e não pelo seu trabalho”. Por sua vez, Afonso Rocha salientou o empenho e o heroísmo de várias personalidades da cidade, que ficaram para a história da implementação da República, entre as quais Sampaio Bruno, Guerra Junqueiro, Rodrigues de Freitas ou Leonardo Coimbra.

Cada ciclo de conferências divide-se em três palestras distintas, a realizar em dias diferentes no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto, no Porto. O primeiro ciclo de conferências, denominado “Ciclo Primavera 2010”, inicia-se quinta-feira pelas 21h30 e terá entrada livre. O tema da primeira sessão será “O Ante – 5 de Outubro do Porto”. Já o “Ciclo II” acontece no Outono deste ano, sendo que o terceiro e último ciclo acontecerá na Primavera de 2011.