Os aviões voltaram a sobrevoar ontem, terça-feira, os céus da Europa, depois dos ministros dos Transportes da União Europeia terem decidido, segunda-feira, flexibilizar a aplicação das restrições às ligações aéreas.

38 voos cancelados ontem no Porto:

A maioria dos destinos e origens das ligações afectadas, na terça-feira, foram a Europa Central, a Europa do Norte e, em especial, o Reino Unido. Na sequência das perturbações aéreas causadas pelo vulcão Eyjafjallajökull, ainda em erupção, foram cancelados 227 voos nos aeroportos de Portugal Continental e da Madeira. Segundo informações divulgadas pela ANA – Aeroportos de Portugal, o aeroporto de Francisco Sá Carneiro, no Porto, viu cancelados 38 voos. Na Portela, em Lisboa, foram canceladas 90 ligações. No aeroporto de Faro não foram realizados 83 voos. Em Ponta Delgada, as ligações decorreram com normalidade. No Aeroporto da Madeira, foram cancelados 16 voos.

Apesar da nuvem de cinzas vulcânicas, causada pelo vulcão islandês, ainda pairar sobre o velho continente, embora em menor intensidade, a Eurocontrol estima que ontem tenham sido efectuados 13 mil voos, dos habituais 28 mil que cruzam todas as terças-feiras os céus da Europa.

Num comunicado emitido pela organização europeia de segurança para a navegação aérea, a agência dava conta de que “praticamente 75% da área continental” está agora “livre de quaisquer restrições”.

Todo o espaço aéreo europeu acima dos 6100 metros de altitude está, também, livre de limitações, o que permite que os voos intercontinentais sobrevoem a Europa sem dificuldades de maior.

As ligações aéreas já começaram a ser estabelecidas no Aeroporto de Heathrow, em Londres, e prevê-se, ainda para esta manhã, a abertura das pistas da Noruega e da Finlândia.

A companhia aérea Air France informou, numa nota de imprensa, que pretende realizar hoje a totalidade dos seus voos de longo curso e, pelo menos, 75% das ligações mais curtas. A transportadora aérea holandesa KLM está também a realizar a maioria das suas rotas intercontinentais, enquanto que a TAP, segundo a agência Lusa, começa hoje a operar os voos para todos os destinos na Europa, depois de terem sido levantadas as últimas restrições, relativas aos aeroportos na Alemanha.

A prioridade é, neste momento, fazer escoar as centenas de milhares de passageiros retidos nos aeroportos, depois daquela que já é conhecida como a maior crise aérea desde os atentados do 11 de Setembro. A ANA – Aeroportos de Portugal deixa, no entanto, o aviso sobre a necessidade dos passageiros contactarem as respectivas operadoras aéreas, já que, apesar do levantamento das limitações, nem todos os voos vão ser realizados.