O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDJ) lançou, em Abril, a primeira edição do Observatório de Deontologia do Jornalismo. O presidente do Conselho Deontológico, Orlando César, revela ao JPN como surgiu a ideia e a necessidade de criar este boletim.

Com esta iniciativa, Orlando César espera que o ambiente enigmático à volta dos jornalistas melhore e que exista mais reflexão e interacção entre os jornalistas.

Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas aplaude esta produção do CDJ e destaca a importância do boletim no âmbito da deontologia dos jornalistas.

Na sua primeira edição [PDF], o destaque vai para o crescimento de jornalistas do sexo feminino na actividade jornalística, que já atingiu os 40 por cento do efectivo. O presidente do CDJ sublinha a importância da presença feminina e contesta a diferenciação que ainda existe nos cargos de chefia.

Orlando César adiantou que a próxima edição, a ser publicada em Maio, terá como destaque o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.