A denúncia do alegado plágio surgiu através de um e-mail anónimo a que o JPN teve acesso. A tese de doutoramento de Ana S., docente na Escola Superior de Estudos Industriais (ESEIG) do IPP, em Vila Conde, foi apresentada em Dezembro de 2009 na Universidade do Minho (UM), em Braga. Intitulada “Desenvolvimento Interactivo Multidimensional: contributo para o aumento de competitividade das PMEs”, a tese da professora adjunta do ESEIG, que se encontra no RepositoriUM, é uma suposta cópia de duas teses de doutoramento.

Uma das teses supostamente plagiadas é da autoria de Sérgio Luiz Masutti e foi apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, em 2005. Da tese de Masutti, “Potencial Regional de Desenvolvimento de Redes Interorganizacionais“, Ana S. terá apenas modificado a linguagem de português do Brasil para o nosso português nativo.

A segunda tese que foi alegadamente alvo de plágio, provém da Universidade de Tampere, na Finlândia, e é da autoria de Tuula Mittila, apresentada no ano 2000. Ana S. terá traduzido literalmente grande parte da tese do professor finlandês, entitulada “Relation Trine: An Analysis of Industrial Supplier – Costumer Relations” .

Contactada pelo JPN, a presidente do IPP, Rosário Gambôa, referiu que irá investigar o caso com “toda a isenção e com todo o rigor, agindo com alguma cautela e precaução, acautelando todos o direitos”.

O JPN tentou falar com Ana S., mas não obteve qualquer resposta. Da parte da UM e do ESEIG, o JPN também não obteve qualquer esclarecimento, assim como da Inspecção-Geral do Ensino Superior.

Artigo corrigido às 10h38 de 11 de Maio