O Bastonário da Ordem dos Advogados mostra-se solidário com a posição tomada pela Câmara Municipal da Maia face ao novo mapa judicial a implementar, brevemente, implicando a mudança do Tribunal da Comarca da Maia.

A manifestação de Marinho Pinto tornou-se pública hoje, segunda-feira, no Salão D.Pedro IV da Câmara Municipal da Maia, onde esteve com o presidente da Câmara, Bragança Fernandes.

O Governo pretende a deslocalização do Tribunal da Maia, que já não reúne condições necessárias para servir todas as necessidades, para a zona industrial da cidade.

O Bastonário lembrou que o Governo não deve subordinar-se a “gulosos interesses imobiliários” para decidir a deslocalização do tribunal, à semelhança do que aconteceu com os “estabelecimentos prisionais”, que são “atirados para a periferia”.

Marinho Pinto salienta que a justiça “deve servir os cidadãos e que, para tal, deve ser pública e acessível a todos”. Por isso mesmo, considera a proposta do Governo má e esclarece que intervirá sempre que a liberdade de expressão e imprensa assim o permitirem.

Fotografia atualizada a 21 de Outubro de 2011