Nuno Carinhas, director artístico do Teatro Nacional S. João abriu segunda-feira as portas do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, para receber o lançamento da segunda edição da “Cine Qua Non“. A revista de artes, da autoria do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), pretende “promover o cruzamento de várias artes e várias disciplinas”, como refere Isabel Fernandes, coordenadora científica do CEAUL.

A publicação “é da exclusiva responsabilidade e exclusiva iniciativa de jovens universitários de várias áreas” e tem “como uma das principais características o facto de ter os textos em português e inglês”, o que, diz Isabel Fernandes, “veio preencher um espaço que estava por preencher” no campo da publicação universitária.

Depois da primeira edição ser lançada em 2009, Isabel Fernandes explica que os académicos têm tendência para não divulgar o que fazem nas universidades à sociedade, pelo que a segunda edição do “Cine Quan Non” vem cimentar a possibilidade “de se estabelecer um diálogo entre as universidades e o espaço social envolvente”.

“Esta revista é uma das mais jovens iniciativas do centro e é promovida, também, por jovens investigadores”, remata Isabel Fernandes.