A cerimónia de abertura dos CNU’10 contou ontem, segunda-feira, com a presença dos ex-olímpicos Aurora Cunha e Nuno Fernandes, que apadrinham o evento e de Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto. A presidente do IPP Rosário Gambôa, o presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, André Couto, e os representantes das autarquias anfitriãs (Matosinhos e Póvoa do Varzim) estiveram também no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Aurora Cunha destacou, no seu discurso, a importância do fair-play. “Acima de tudo é preciso saber ganhar e perder”, referiu a madrinha dos CNU 2010. Aurora Cunha salientou, ainda, que “foi com prazer” que aceitou o convite para apadrinhar o evento.

A dupla de padrinhos da edição deste ano dos finais concentrados de desporto universitário conta com um repetente. Pelo segundo ano consecutivo, Nuno Fernandes acompanha o evento, no qual já participou anteriormente como atleta. Laurentino Dias iniciou o seu discurso dando os “parabéns aos atletas por estarem na universidade e no desporto”, realidade da qual o próprio já fez parte, segundo contou.

A sessão foi animada por várias actuações numa mistura de desporto e arte. O destaque vai para Rui Reisinho, dançarino com paralisia cerebral. Rosário Gambôa, presidente do IPP utilizou o exemplo de Reisinho para afirmar que “no desporto, transcendemo-nos a nós próprios”. “Pelo desporto pode levantar-se o Mundo”, rematou, em alusão ao espetáculo de Rui.