O Benfica podia começar este fim-de-semana os festejos do título mas tal não aconteceu. Continuam a ser seis os pontos que separam os dois primeiros lugares, mas os “encarnados” estão, agora, a um ponto de se sagrarem os novos campeões nacionais. Sábado, o Benfica cumpriu a sua parte, mas o Braga não cedeu e continua acreditar no título já que ainda tudo é possível.

Na Luz, e frente ao Olhanense que luta contra a despromoção, foi uma mão cheia de golos que valeu os três pontos à equipa de Jorge Jesus. No antepenúltimo lugar, os homens de Olhão jogam agora as últimas cartadas para os próximos encontros. Delson ajudou à festa e pôs o Benfica praticamente em vantagem poucos minutos após o apito inicial: originou um penalty que Cardoso não desperdiçou e, já amarelado, fez uma entrada dura sobre Di Maria, levou segundo amarelo e consequente expulsão. O segundo tento foi apontado por Di Maria, Cardoso acertou mais duas vezes na baliza, tendo, agora, mais um golo que Falcão, e a goleada foi fechada por Pablo Aimar.

Guerreiro, o Sp. Braga não “larga o pé” e continua na luta. A pressão parece não afectar a equipa comandada por Domingos Paciência que, domingo, foi à Figueira da Foz golear a Naval por quatro bolas a zero. É a resposta aos adeptos “encarnados” que já ensaiavam o grito de “campeão” para o fim-de-semana passado. O sonho persiste, apesar do Benfica ir bem lançado para o título.

Os golos foram divididos por ambas as partes da partida e os três primeiros tentos foram de bola parada. Camora inaugurou o marcador aos 25 minutos de jogo, Fábio Júnior aumentou a vantagem, Carlitos fez o 3-0 e Camora bisou, fechando a vitória dos bracarenses aos 85 minutos de jogo. O emblema de Braga soma, assim, a 8.ª vitória consecutiva fora de portas e continua a fazer História.

E se os dois primeiros classificados venceram “à goleada”, os “dragões” não se ficaram atrás. Ainda na luta por um lugar na Champions, o FC Porto viajou até Setúbal em busca dos três pontos e soma a sexta vitória consecutiva. Já os sadinos não pontuaram e continuam, assim, em “maus lençóis” e às portas da despromoção. Num jogo fácil para os “azuis-e-brancos”, tempo ainda para a polémica que pode afectar os portistas no próximo jogo, frente ao rival Benfica.

O Vit. Setúbal até entrou pressionante na partida mas um golo de Falcão aos 14 minutos de jogo desmoralizou a equipa de Manuel Fernandes. Maicon aumentou a vantagem e o FC Porto saiu para o intervalo tranquilo. Na segunda parte, Henrique acabou por diminuir a vantagem mas os desejos do homens de Setúbal saíram gorados com Guarín a marcar aos 58 minutos, Belluschi aos 71 e Falcão a bisar aos 90. Entretanto os sadinos haviam voltado a marcar, com um bis mas desta vez de Henrique, já a entrar no tempo de descontos. O jogo ficou marcado pelo minuto 79, quando Falcão vê amarelo e, com um total de cinco, fica afastado do jogo com o Benfica. Por reclamar, também Jesualdo Ferreira recebeu ordem de expulsão.

Sporting vacila… Guimarães aproveita

O Sporting, no 4.º lugar, não foi além de um empate a uma bola frente à U. Leiria. A equipa (ainda) orientada por Carlos Carvalhal até começou a ganhar, com golo de Liedson no fim do primeiro quarto de hora de jogo. Os homens de Leiria conseguiram, no entanto, anular a vantagem e aos 49 minutos Cássio igualou o marcador.

Mais uma “escorregadela” dos “leões” que vêem os vimaranenses a aproximarem-se. O clube da Cidade-Berço ganhou por 2-0 ao Belenenses, com golos de Andrezinho (grande penalidade) e Nuno Assis, atirando o emblema do Restelo para a Liga de Honra. Também o Nacional perdeu passo ao empatar por 1-1 frente ao Paços de Ferreira.

Um já fora das contas, outro quase…. Quem desce?

Calculadoras em punho para contas apertadas. O Belenenses é o primeiro a escorregar para a 2.ª Liga. Depois de perder em Guimarães, e com 17 pontos, acabaram as ténues esperanças para a formação do Restelo. O Leixões é penúltimo e começa a sentir a vida complicada. Depois de perder em casa frente à Académica, só não foi logo despromovido porque o Vit. Setúbal e o Olhanense também perderam. O clube de Olhão, antepenúltimo, foi derrotado ante o Benfica e, com os mesmos pontos, os sadinos perante o FC Porto.