Terminados os concertos no palco principal, a festa começa noutros locais do Queimódromo. O espaço “Mundos”, que fará em 2010 a sua estreia na Queima das Fitas, aposta na música alternativa e actividades culturais como uma exposições de fotografia, projecção de curtas-metragens e performances de dança abertas ao público para atrair os estudantes.

Para tornar o espaço “Mundos” uma realidade, uma equipa de quinze voluntários montam e preparam a “tenda” uma semana antes da Queima uma semana antes do início das festividades, para garantir que tudo corre como esperado a partir de 2 de Maio. Raul Saraiva, responsável pelo grupo de voluntariado esclarece que “o espaço Mundos surgiu no seguimento do espaço de música alternativa que já havia há vários anos [no recinto], que era o Cine Jazz”. O objectivo é tentar que o espaço se aproxime dos “gostos da maioria do público estudantil do Porto”, refere, aliando-se à já habitual tenda electrónica.

A abrir este novo espaço alternativo está o portuense DJ João Dinis. A sua música caracteriza-se pelo newjazz, pelos ritmos brasileiros e até pelo funk, disco e old school. Do outro lado, na tenda electrónica, actua Nuno Di Rosso, já conhecido pelo programa transmitido pela Rádio Universitária do Minho. A acompanhar está também Tiago Magalhães, ainda em início de carreira.

No domingo, o espaço “Mundos” mostra Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda, nomes desconhecidos para muitos, mas que representam os Virgem Suta. A dupla alia a ironia e o pensamento numa música “insólita”. Na tenda vizinha está um DJ que, com apenas 22 anos, mereceu uma nomeação nos Dance Club Awards 2002 ao lado de Pete Tha Zouk e Peter G. Pedro Tabuada aprecia o puro House e todas as suas variantes e mostrará o que vale na tenda electrónica da Queima. Depois do sucesso na rádio com o programa “Purpurina”, Rui Estevão aventurou-se pelo mundo da música e, este ano, vai animar o Queimódromo.

Na segunda-feira, a tenda “Mundos” vai ser invadida pelos sons tribais de Olive Tree Dance. Os instrumentos indígenas como o Didgeridoo, oriundo da Austrália, vão juntar a percussão da dancemusic contemporânea ao Jazz. A “Discoteca” vai receber um DJ de longa carreira. Magazino já actuou um pouco por todo o mundo, passando até pelo festival Sonar. A acompanhar estará Rita Zukt, que começou a tocar com apenas dezassete anos, em Setúbal. Actualmente, é residente mensal no clube Suite, de seu nome “Pó-de-Arroz”, em Leiria.

Funk, Hippie e Indie Rock na tenda de todos os estilos

Depois de Quim Barreiros actuar no palco principal, o espaço “Mundos” vai vibrar ao som de Funkalicious. O grupo inclui elementos dos Blind Zero, Bandemónio e Expensive Soul e centra-se nos acordes dos anos 60 e 70. O Funk marca também presença na tenda electrónica com o DJ Overule ou Bruno Castro. Mais tarde, actuam Daniel Poças e Francisco Praia, mais conhecidos como Funk You 2. O grupo foi considerado a “melhor dupla nacional 2009” pelos prémios noite.pt.

O quinto dia de queima traz o “Rockability” à tenda “Mundos”. The Dixie Boys, ou Johnny Burnette, Roniie Self e Buddy Holly, têm uma forte influência dos anos 50. A originalidade e irreverência de Dezperados e Sérgio Oliveira vão animar quem aprecia a música electrónica.

A quinta-feira promete ritmos brasileiros com o DJ Marcelinho da Lua, que vai preencher o espaço “Mundos” com “groove para o corpo e para a alma”. A tenda vizinha vai receber Miguel Rendeiro, com o estilo House, Techno, Minimal e Deep Techno. Mas este DJ com dez anos de carreira não vai estar só. “Música de Saltos Altos” é um projecto inovador que junta o entretenimento ao conceito de DJ, passando por todo o tipo de música.

Na sexta-feira, o espaço “Mundos” vai fazer jus ao nome com Melech Mechaya. Os estudantes vão poder viajar pela música Klezmer, que mistura aromas árabes e ritmos ciganos. Do outro lado, o produtor Frank Maurel e DIG & Nuno Carneiro vão oferecer o tech-house, o minimal-techno, na tenda electrónica.

O espaço “Mundos” vai fechar com Cacique 97, um projecto partilhado entre Portugal e Moçambique. O cruzamento entre o afrobeat e a tradição musical lusófona é o cartão-de-visita deste grupo, cujos elementos também pertencem aos Cool Hipnoise, Philharmonic Weed e The Most Wanted. A tenda electrónica vai encerrar com Solid Grooves e Let There Be Rock. Os universitários da Invicta vão despedir-se da Queima ao som do ritmo Hippie, Pop Rock e Indie Rock.