A Universidade do Porto (UP) revalidou, este fim-de-semana, na Póvoa de Varzim, os títulos de campeã universitária de Atletismo e Natação.

Com 128 pontos, a UP levou a melhor no Atletismo, arrecadando cinco medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze nas várias provas das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2010 (CNU’10). As selecções da Universidade de Leiria e do anfitrião Instituto Politécnico do Porto completaram o pódio.

No final da competição, o coordenador do Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto (GADUP), Miguel Monteiro estava bastante satisfeito com o desempenho da sua delegação de atletas. “As expectativas foram cumpridas, por isso só temos de estar contentes com o resultado”, referiu, ao JPN.

Miguel Monteiro salientou, no entanto, que importa o trabalho de todo o ano e não só as finais, que são apenas “o culminar de um trabalho que é desenvolvido ao longo do ano”. “Fomentar a prática desportiva é o que nos interessa.”

A grande figura do fim-de-semana foi, como era de esperar, Sara Moreira, tricampeã mundial deste sector, que competiu pelo IPP. A atleta fez um bom contra-relógio nos 3000 metros – em nove minutos 03,93 segundos.

Para além de Sara Moreira, estiveram em destaque atletas como o júnior Francisco Belo, da Universidade de Lisboa, na área do Peso, Hedson Trindade, do Instituto Politécnico de Viseu, a competir no Salto em Altura, e Edi Sousa, também da Universidade de Lisboa, no Hectómetro.

Fim-de-semana de modalidades na Póvoa do Varzim

Na Natação a UP foi também a melhor selecção, terminando na frente da classificação colectiva. Uma dezena de medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e cinco de bronze deram a vitória à instituição. A U. Lisboa e a U. Nova subiram também ao pódio.

O Voleibol de Praia terminou com a vitória da dupla Maria Esteves e Marta Esteves, da U. Porto, na competição feminina, e de Luís Freitas e Pedro Marques, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, no masculino.

O Tiro com Arco completou o calendário de provas que marcaram o início dos CNU’10. Os vencedores foram Ana Rodrigues, com 192 Pontos, e João Granado, com 274 Pontos, ambos da Nova de Lisboa.

Depois de um fim-de-semana de modalidades na Póvoa do Varzim, os Campeonatos prosseguem agora em vários recintos desportivos de Matosinhos.