O novo sistema que vigora no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) é um dos primeiros que permite o acesso automático às informações que constam no cartão do cidadão.

Com a extinção do antigo cartão de utente, o Centro Hospitalar utiliza agora o cartão do cidadão para obter todo o tipo de informações, do nome do utente ao respectivo número do Serviço Nacional de Saúde. “Permite que façamos pesquisas do utente nos nossos sistemas de informação ou ainda que possamos recolher informação que já existe no cartão para criar novos utentes, quando for esse o caso”, explica Domingos Pereira, director de informática do sistema informático do CHVNG/E.

Com um custo que ronda os 12 mil euros, este novo sistema traz benefícios que fazem com que o investimento “pareça bastante aceitável”, evidencia Domingos Pereira, ao JPN. Maior rapidez no atendimento dos utentes é uma das consequências, uma vez que se “evitam erros de má digitação de números que podem levar, consequentemente, à abertura de utentes que já existem no nosso sistema de saúde”.

No entanto, a tecnologia que permite a leitura dos novos cartões do cidadão não é totalmente nova. “Tem algum pioneirismo mas é já uma tecnologia bastante testada”, clarifica o director do sistema informático, que não tem dúvidas em afirmar que “vai ser generalizada a todos os hospitais”.

Já os utentes do Centro Hospitalar parecem aprovar a iniciativa. “Não sei a percentagem de população que já tem cartão de cidadão mas, todos os já têm, naturalmente ficam bem surpreendidos pelo facto deste centro já poder recolher automaticamente toda a informação que consta do próprio cartão”, ressalva Domingos Pereira.