A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é o palco escolhido para o “XL Council Meeting“, que engloba a Assembleia Geral Anual da Associação de Estudantes de Engenharia Industrial e Gestão Europeia (ESTIEM).

Até 2 de Maio, cerca de 230 alunos de 63 universidades de toda a Europa vão definir a estratégia e o plano de actividades da associação para o próximo ano lectivo. Geoffrey Van IJzendoorn, de origem holandesa, está neste momento na liderança da ESTIEM. O presidente esclarece que “esta reunião é muito importante, porque são tomadas decisões políticas e de regulação interna”.

A associação europeia realiza outros eventos ao longo do ano, como o “Visions”, que consiste num ciclo de conferências em vários países com um tema comum, e o “Times”, que é o maior torneio europeu de casos de estudo ligados à Engenharia Industrial e Gestão.

A organização deste encontro coube à Associação de Alunos de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP (Age-i-FEUP) e contou com a ajuda de cerca de trinta voluntários. Reinaldo Costa, presidente de mesa da Assembleia Geral do grupo local portuense, salienta que os universitários “vêm à procura de uma experiência intercultural e de travar conhecimentos com países e pessoas de países diferentes, mas que estudam o mesmo”.

Um intercâmbio cultural de conhecimento

O encontro já ocorreu em Portugal em 2006 e, este ano, o Porto volta a receber universitários de 26 países europeus. A representar os grupos portugueses estão os delegados dos cursos de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, do Instituto Superior Técnico (IST) e da Universidade de Aveiro (UA).

De Espanha à Turquia, todos esperam conhecer a cidade Invicta e trocar ideias com os colegas de associação. Sebastian Geese já participou em sete encontros e não tem dúvidas de que “é uma óptima maneira de fazer amigos e conhecer outras perspectivas culturais”. Também da Alemanha, Verena Hohn já fez parte da administração, mas este ano está em Portugal apenas como convidada. A estudante quer “rever os velhos amigos e conhecer novas pessoas”. Marko Rakic está integrado num grupo da Sérvia e garante que “é óptimo fazer parte do grupo e do espírito ESTIEM”.

Durante cinco dias, a Age-i-FEUP vai proporcionar aos visitantes diversos workshops, festas nocturnas e até um passeio pelo rio Douro.